quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Burajirujin no Kandjasan

Gente...poucos sabem..
mas semana passada eu atendi um paciente brasuca...
pois eh....
ele foi encaminhado da clinica do Hirata sensei...pois necessitava extrair os dentes 37 e 38...pra quem nao entendeu...ele precisava tirar o dente do siso e o do lado....do lado esquerdo inferior...
Na verdade...a primeira vez que o paciente esteve no hospital...eu estava em Tokyo e nao o encontrei...
Da segunda vez.....mais uma vez estava num congresso em Tokyo...e nao o encontrei...novamente...
Bom..eu falei..pro Koike sensei...que gostaria muito de conversar com o paciente....pois ele nao falava japones....e sempre vinha com um tsuyaku....
Mas como a folga dele nao coincidia com os dias que estava aqui no hospital...foi impossivel esse encontro. Entao decidi...escrever umas orientacoes...pre e pos operatorias em portugues...e a Kikuchi san entregou pra mim....
Fui encontra-lo mesmo apenas no dia da cirurgia, dia 10 de dezembro.....primeiramente..fui me apresentar para a tradutora....super simpatica...perguntou um monte de coisas a meu respeito...
E principal...disse que o paciente estava super ansioso...e com muito medo...
Ai ai
Bom entrei la....e acho que soh dele ouvir eu falando portugues...ja ficou aliviado...rs
Agradeceu todas as orientacoes escritas em portugues...e disse que na fabrica todos ja sabiam que tinha uma dentista brasileira no Idai...hahahahaha
Bom..dei umas explicacoes finais...falei que eu ia opera-lo...acho que se bobear ate ficou tranquilo...
O duro eh que aqui no Japao...eles fazem um preparativo exagerado...assim pro ato em si eh bom...mas assusta um pouco, por exemplo:
o paciente eh internado mesmo sendo saudavel
faz-se um IV para admistracao de antibiotico....
a cirurgia eh feita sob sedacao..
no centro cirurgico..
huahauha ate aih o paciente..ja estava falando...Noooossa....ate parece q estou doente...
huahuahuahua
e realmente...eu tb ficaria impressionada.
Bom..um dia antes..eu nem consegui dormir direito..de tao nervosa
estava preocupada...pois quem iria me orientar na cirurgia..eh um sensei super kibishiii todos tem medo...
e teria q fazer a cirurgia..segundo o estilo japones..
aih ja viu..neh...
outros instrumentos....orientacao em ingles...hauhauhauhauh
Masssss deu tudo certo no final...consegui fazer tudo em 25 min...
o paciente dormiu o tempo todo....e na segunda ele veio aqui..e estava em ooootimas condicoes...
Dei muita sorte....tudo transcorreu muito bem....
E pra ser sincera....algumas dicas dadas pelo Ishibashi sensei....foram muito boas...e proveitosas...tenho q tirar meu chapeu pra ele....hihihihi
Bom depois....soh a parte burocratica mesmo...escrever relatorios...cartas pro dentista q o encaminhou...agradecer mil vezes o sensei...
essas coisas de Japao...rs
Mas eh isso...meu debut em cirurgia....Tyanto Dekimashitaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Um comentário:

  1. omedetoooou cá!!!! que bom que deu td certo!!! são nessas horas que a gente se sente como profissional né!!!! omedetooou! beijooos!

    ResponderExcluir